Novembro Azul: homens devem se cuidar também

08/11/2017

Fonte: Rede Bodytech Academias

Quebrar padrões de comportamento dos homens e levá-los ao consultório médico é o maior objetivo do Novembro Azul —campanha mundial de prevenção ao câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros e só do ano passado para cá, mais de 60 mil novos casos foram diagnosticados. Acompanhamento frequente a partir da meia idade e hábitos saudáveis são as palavras-chave para diminuir as chances de desenvolver a doença.

“A maior parte dos pacientes com câncer de próstata têm a partir de 65 anos. O fator genético é muito determinante. Por isso, homens que têm parentes que já enfrentaram esse tipo de câncer devem fazer exames periódicos dez anos antes da idade que o parente recebeu o diagnóstico. Ou seja, se o pai descobriu aos 65, o ideal é que o filho comece a fazer o acompanhamento já na faixa dos 55 anos,” aponta Artur Malzyner, oncologista do Hospital Albert Einstein e consultor científico da Clinonco.

O médico explica que os sintomas só aparecem em casos muito avançados. Justamente por causa disso, o diagnóstico precoce através de testes regulares (o toque retal, combinado com o teste da dosagem do Antígeno Prostático Específico – PSA) se tornam necessários.

Pensando em prevenção, além das visitas ao urologista, controlar o peso é fundamental, já que a obesidade é um dos fatores de risco. E aí é que entra a importância da atividade física regular, tanto pra prevenir, quanto durante o tratamento.

Acesse o link do Portal Bodytech Academias: http://www.bodytech.com.br/Blog/17-11-03/performance/novembro-azul-homens-devem-se-cuidar-tambem

‹ voltar

Links relacionados: