Laudelino (Stênio Garcia) tem preocupado Iná (Nicette Bruno) com suas idas frequentes ao banheiro em A Vida da Gente. A bexiga hiperativa, que faz o personagem acordar várias vezes durante a noite, pode significar problemas sérios. Depois de muita insistência da namorada, o marceneiro irá ao médico e descobrirá que o sintoma escondia um câncer de próstata.

A doença será desvendada após um exame de toque retal feito pelo médico do personagem teimoso. O câncer de próstata será encontrado tarde, já que a doença demora a dar sinais. “Numa fase muito inicial da doença, dificilmente os pacientes vão apresentar algum sintoma, uma vez que esse câncer é de crescimento lento”, pontua Simonne Quaglia, oncologista da Clinonco.

Além das idas frequentes ao banheiro, outros indícios de câncer de próstata são o fluxo da urina fraco ou interrompido, sangue na urina ou no sêmen e disfunção erétil. Em casos avançados, o câncer de próstata também causa fraqueza e dormência nas pernas ou pés, além de dores no quadril, costas, coxas ou ombros.

Como a doença demora a dar as caras, o melhor é fazer o exame de rastreio todo ano após os 50. A próstata é o órgão responsável por produzir o líquido do sêmen. Ela fica próxima à saída da bexiga dos homens, mas é melhor sentida pelo ânus. Por isso, é no toque retal que os médicos conseguem sentir algum nódulo ou aumento da estrutura.

O médico de Laudelino explicará que, por conta da demora em descobrir o problema, o câncer de próstata já tem uma agressividade média.

Os homens que têm histórico de câncer na família devem começar o acompanhamento ainda mais cedo, aos 45 anos. Para eles, também é pedido um exame de sangue chamado antígeno prostático específico, ou PSA, que detecta a quantidade da proteína produzida pelo órgão.

“Existem outros exames de imagem, como a ressonância multiparamétrica da próstata, que pode detectar alterações em fase muito precoce, porém a recomendação ainda é o exame de toque e o PSA, pois são mais acessíveis e também capazes de detectar a doença em fase inicial”, elucida a oncologista.

Para confirmar as alterações sentidas no exame de toque, o próximo passo é fazer uma biópsia. O exame é colhido com o paciente sedado, que recebe punções de uma agulha fina para extrair tecido da região. Com essa amostra, um laboratório analisa se as células são realmente cancerígenas.

Caso o diagnóstico seja positivo, o oncologista, médico especialista nessa doença, pedirá mais análises para determinar qual será o tratamento. Para Laudelino, o indicado será a extração do tumor com uma cirurgia. Além da operação, é comum que o combate ao câncer seja feito com radioterapia e tratamentos hormonais.

Disfunção erétil e retirada da próstata

A primeira preocupação de Laudelino ao descobrir o câncer de próstata será com as consequências da cirurgia para seu desempenho sexual. Ao sair da consulta, ele rejeitará o procedimento. “Eu não vou fazer a cirurgia e ponto final. Eu não vou perder a única coisa que me dá prazer na vida, que é o meu namoro”, exclamará ao colega Wilson (Luiz Serra).

De fato, a disfunção erétil é uma das possíveis consequências da cirurgia de retirada da próstata. Isso acontece principalmente por causa da lesão dos nervos da região, que são responsáveis pela ereção. Porém, existem tratamentos para a recuperação dessa função, com medicamentos, injeções e até o uso de bomba peniana.

Depois de ser convencido por Iná, Laudelino irá para a cirurgia, que será bem-sucedida.

 Acesse o link do Portal UOL/Notícias da TV: https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/novelas/vida-da-gente-bexiga-hiperativa-de-laudelino-esconde-doenca-grave-saiba-qual-e-58344

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *