De acordo com estimativas mundiais da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorreu mais de 14 milhões de novos casos de câncer em todo o mundo, em 2012. No Brasil são previstos para 2014, 580 mil novos casos.

Autor: Dr. Artur Marzyner e Dr. Emerson Neves dos Santos

O número de casos continuará aumentando se medidas preventivas não forem amplamente aplicadas. Nesta progressão, preveem-se aproximadamente 22 milhões de casos novos em 2030.

A prevenção pode reduzir a mortalidade pelo câncer. As estratégias de prevenção buscam modificar fatores de risco ambientais e de estilo de vida que promovem a doença. Estima-se que aproximadamente 50 por cento do câncer pode ser evitável.

Outra forma de combate ao câncer é o rastreamento das pessoas da comunidade, que detecta alterações antes que eles se tornem clinicamente aparente, permitindo assim, detecção antes que o câncer se desenvolva ou em uma fase inicial, quando o tratamento é eficaz na maioria das vezes.

Em um estudo, alguns riscos modificáveis ??foram identificados como a causa de 35 por cento das mortes por câncer em todo o mundo: o tabagismo, uso de álcool, dieta pobre em frutas e vegetais, excesso de peso, sedentarismo, sexo inseguro, a poluição do ar urbano, a utilização de combustíveis sólidos, entre outros fatores.

Muitos tipos de câncer são evitáveis??, portanto, pequenas mudanças de estilo de vida pode ter um grande impacto sobre os novos casos de câncer. Além disto, tais mudanças também podem prevenir outras doenças crônicas, como  doenças cardiovasculares, derrame e diabetes.

Recomendações gerais de estilo de vida incluem:

. Evite o tabaco – É responsável por 90 por cento de todas as mortes por câncer de pulmão e está ligado a vários outros tipos de câncer.

. Pratique atividade física – A atividade física está inversamente relacionado ao risco de câncer de cólon e de mama. O excesso de peso aumenta o risco de vários tipos de câncer.

. Evite aumento do peso – Alimente-se com dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais e reduza as gorduras saturadas e trans.

. Evite bebidas alcoólicas – A ingestão de álcool, mesmo em quantidades moderadas, aumenta o risco de cólon, mama, esôfago e câncer de orofaringe.

. Proteção contra infecções sexualmente transmissíveis – HPV, HCV, HTLV1, HIV, EBV e H. pylori têm relação com o câncer humano. A prevenção da exposição, a triagem, a vacinação para o HPV, e o tratamento precoce para resultados cervicais anormais e infecção pelo HIV pode prevenir o câncer.

. Evite o excesso de sol – O câncer de pele está diretamente relacionado à exposição ao sol.

. Realize rastreio regular de mama, colo do útero e câncer colorretal.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *