O impacto psicológico do câncer de próstata vem sendo amplamente reconhecido pelos profissionais da saúde envolvidos com esse tratamento.

Autor: Maria da Glória G. Gimenes e Tassiana Barros Petrilli

Além disso, chama a atenção o número de diagnósticos desse tipo de câncer no Brasil e no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) em 2012 eram esperados 60.180 novos casos de câncer de próstata, sendo este tipo o segundo mais frequente entre homens no Brasil. O câncer de próstata é a segunda causa de morte em muitos países.

A próstata é uma glândula exclusiva dos homens, situada logo abaixo da bexiga e é responsável por boa parte do líquido seminal.

O diagnóstico de câncer de próstata desperta medo e insegurança, uma vez que esse diagnóstico relaciona-se com a disseminação da doença, o que poderia levar a morte, como também, implica na necessidade de mudança no comportamento sexual.

O medo da disfunção sexual, ou seja, da impotência, seja essa transitória ou permanente ameaça a autoestima dos homens com esse diagnóstico, fragilizando-os podendo levá-los à depressão, à ansiedade, à tristeza e à irritabilidade.

A exigência de construir uma nova forma de funcionamento sexual diferente daquele tradicionalmente aprendido, que implica em poder, agressividade, iniciativa e capacidade erétil, é extremamente ameaçadora, mesmo que o fato de estar vivo seja o mais importante.

O impacto psicológico pode ser explicado pelo fato dos homens, em geral, darem maior destaque à sua atividade sexual do que a outras atividades realizadas na sociedade, que poderiam também proporcionar autoestima, poder, reconhecimento e prazer.

Frente ao tratamento é inegável a necessidade de desenvolver outra identidade masculina, em que se contemple a associação entre sexo e afeto, um relacionamento igualitário com a parceira amorosa, um modelo claro e objetivo de comunicação com essa parceira, em que a confiança na aceitação desse homem como pessoa, é essencial.

O sucesso do desenvolvimento dessa nova identidade está diretamente relacionado à flexibilidade e ao interesse desse homem em preparar-se para esse desafio.

É fundamental que os homens diagnosticados com câncer de próstata acreditem na possibilidade real de vivenciar uma nova forma de relacionamento sexual saudável, capaz de proporcionar muito prazer.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *