Que nossa alimentação pode estar relacionada com nossa disposição, energia, cabelos, pele, sintomas clínicos como gastrite, dores abdominais, constipação e até doenças, nós já sabemos! Mas como a alimentação influencia no aparecimento do câncer?

As nossas células são formadas de nutrientes que vem da dieta (carboidratos, proteínas e lipídios) e a vida delas, saudável ou não, inflamadas ou não, dependem das vitaminas, minerais e/ou aditivos alimentares que consumimos.
Uma dieta rica em gorduras , carboidratos refinados,  embutidos (salsicha, peito de peru, linguiça, presunto), álcool e aditivos alimentares, ou seja, corantes, conservantes, flavorizantes, e todos esses nomes esquisitos presentes em muitos alimentos industrializados, podem muito bem levar essas células saudáveis a terem uma “inflamação”. E em sucessivas inflamações (frequente consumo de alimentos industrializados) as células morrem e novas nascem, esse processo acontecendo continuamente e com uma dieta pobre em bons nutrientes (vitaminas e minerais) aumenta o risco do câncer!

A nossa alimentação deve ser rica em vitaminas, minerais e principalmente variada, ou seja, sem monotonia alimentar. Cada alimento fornece um tipo de nutriente principal, quanto mais variada a alimentação entre os tipos de frutas, verduras, legumes, carnes, peixes, ovo e frango, cereais integrais, leguminosas, mais nutrientes o organismo recebe, e dessa forma, mais ferramentas ele tem para lutar contra a inflamação que pode vir acontecer.

Autor: Fernanda de C. Prudente Peres

Nutricionista CRN – 32844

Aprimorada em Transtornos Alimentares AMBULIM – HCFMUSP

Aprimorada em Nutrição Oncológica AC Camargo

Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *