1 – Dieta com muitos alimentos enlatados é ruim quando o assunto é câncer de mama? Por quê? Tem pesquisas / dados que apontam isso?

Resposta: As pesquisas sugerem que alem dos erros nos hábitos e no estilo de vida, vários itens da alimentação podem também estar implicados no aumento da incidência do câncer de mama.

Sabe-se que alimentos ricos em gorduras de origem animal, excesso de sal na dieta e alimentos defumados, parecem aumentar o risco de câncer em geral, e o câncer de mama em particular.

Não podemos negligenciar tampouco o efeito dos alimentos com alto índice glicêmico que são representados pelos açucares e farinhas refinados piorados pela obesidade e sedentarismo que no conjunto modificam e pioram o desempenho da função da insulina no organismo produzindo o que chamamos estado de resistência a insulina. Estas circunstancias parecem aumentar o risco de câncer.

Adicionalmente aos itens de alimentação associados ao risco de câncer que um enlatado possa trazer, pesa também o fato de que estes são muitas vezes contaminados por certos policarbonatos como o BPA, utilizado como item estrutural do recipiente, que segundo as pesquisas pode imitar o efeito de hormônios femininos e talvez por isto representar um risco adicional para o câncer de mama.

2 – Fumar é um fator que pode desencadear o câncer de mama? Por que?

Resposta: O tabaco ao ser queimado libera mais de 40.000 substancias diferentes muitas das quais sabidamente associadas ao risco de câncer. Parte delas é interceptada pela barreira respiratória que encontra ao ser inspirado. Neste tecido respiratório o fumo provoca todo um extenso capitulo de graves doenças entre as quais câncer de pulmão e câncer de cabeça e pescoço.

As substancias do tabaco queimado que adentram a circulação passa a representar riscos aumentados de câncer em diversos outros órgãos entre os quais mama, bexiga, intestino e outros.

3 – Sinto dores na mama esquerda dias antes e durante e menstruação. Não tenho caso de câncer de mama na minha família. Devo fazer algum exame específico? Qual ? Por que?

Resposta: É comum que as mulheres sintam desconfortos e aumento no volume das mamas nos dias que antecedem a menstruação.

Contudo, caso o desconforto persistir após o período da menstruação ou se existir nódulos a mulher deve consultar seu médico dado a necessidade eventual de exame clínico ou exame de imagem como Ultrassonografia, Mamografia ou mesmo Ressonância Magnética.

4 – Moro em uma grande Capital e gostaria de saber se a relação da poluição do ar com o câncer de mama: Tem a ver? Porque? Tem como minimizar os efeitos nocivos da poluição? Como?

Resposta: Há evidencias de que certas partículas presentes na densa poluição atmosférica urbana podem imitar a atividade biológica do hormônio feminino causando aumento do risco do câncer da mama.

Não se conhecem fatores que reduzam os riscos a exposição dos poluentes urbanos. Reduzir os riscos individuais associados ao estilo de vida, hábitos e alimentação é a melhor maneira de evitar o efeito adicional da poluição.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *